A ODF ALLIANCE  >  A ODF Alliance em Portugal


 

A actividade da ODF Alliance em Portugal iniciou-se em Julho de 2007, por iniciativa das organizações portuguesas membros da ODF Alliance.

A ODF Alliance Portugal congrega, assim, os esforços nacionais, de modo que se consiga levar a cabo uma acção mais incisiva, que atenda às especificidades do País e às suas necessidades.

Esta é uma organização colectiva, de âmbito nacional, cuja razão de ser se expressa na concretização em Portugal da missão da ODF Alliance, isto é, promover a adopção do ODF na administração pública e sociedade portuguesas.

O esforço da ODF Alliance Portugal consubstancia-se, essencialmente, em três vertentes:

  • 1) Divulgação e promoção de debate
    • A ODF Alliance Portugal pretende catalizar a discussão acerca da problemática das normas documentais, incentivar a realização de estudos nesta área, promover documentação informativa; enfim, é objectivo da ODF Alliance Portugal tornar-se o interlocutor privilegiado para a reflexão sobre normas públicas.
  • 2) Incentivação e apoio
    • Sendo a razão de ser da ODF Alliance a adopção do ODF na administração pública, é naturalmente meta da ODF Alliance Portugal consegui-lo a nível nacional, incentivando a sua implementação em todos os organismos estatais, se possível de uma forma concertada, e, de um modo geral, na sociedade portuguesa.
  • 3) Mobilização da sociedade civil
    • Embora a discussão acerca de normas documentais electrónicas nasça na área da informática e das tecnologias de informação, as suas consequências atingem toda a sociedade. Por essa razão, a ODF Alliance procura captar o interesse de organizações e pessoas de todas as áreas que estejam interessadas em apoiar o ODF em Portugal.