Trabalhos académicos e científicos em português sobre ODF e matérias relacionadas  >  «Plataforma para Testes de Conformidade de Sistemas Baseados em Módulos Conceptuais STEP»


DOCUMENTAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA EM LÍNGUA PORTUGUESA logótipo IFILP

APOIO:

 

Título: «Plataforma para Testes de Conformidade de Sistemas Baseados em Módulos Conceptuais STEP»
Autor: Eng.º Sérgio Onofre
 

O desenvolvimento de outras normas, na área das tecnologias da informação, baseadas nos mesmos princípios.

 

Abstract:

O conjunto de normas STEP (ISO 10303) é reconhecido pela comunidade científica e industrial como sendo importante para a integração de sistemas em ambientes industriais. Com o crescimento da utilização da Internet para troca de informação e conhecimento, outras tecnologias têm vindo a ser cada vez mais utilizadas para os mesmos fins, sendo o XML um dos casos mais notórios.

Atenta a este facto, a ISO desenvolveu uma norma (ISO 10303-Parte 28) para utilização de XML nos seus protocolos de aplicação. Contudo, esta norma não contempla toda a informação presente nos modelos STEP, devido à falta de expressividade da linguagem usada (XSD) para representar os modelos na tecnologia XML.

Esta dissertação propõe a extensão dos modelos XSD, obtidos utilizando a parte 28 como referência, com esquemas Schematron e código Java. Para verificar que os dados XML usados cumprem todas as especificações estabelecidas pelos modelos conceptuais STEP, e que os sistemas que trocam e usam estes dados são interoperáveis, é proposta uma metodologia para testes de conformidade e verificação de interoperabilidade, adaptando e estendendo a metodologia descrita nas partes 30 da norma STEP. Para a sua implementação, foi desenvolvida uma plataforma baseada em serviços para a Internet (SOA).

Palavras-chave: Testes de Conformidade, Verificação de Interoperabilidade, STEP, XML
Documento
  •   em português